Segundo José & Coelho (2002. p. 108), “podemos definir psicomotricidade como a educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Ainda segundo as autoras, como o comportamento físico da criança expressa, uma a uma, suas dificuldades intelectuais e emocionais, pode-se dizer que a psicomotricidade é a ciência do corpo e da mente, integrando várias técnicas com as quais se pode trabalhar o corpo (todas as suas partes), relacionando-o com a afetividade, o pensamento e o nível da inteligência. Enfoca a educação dos movimentos, ao mesmo tempo em que põe em jogo as funções intelectuais. As primeiras evidências de um desenvolvimento mental normal são manifestações puramente motoras (JOSÉ & COELHO, 2002, p. 108, grifo nosso).
Qualquer distúrbio psicomotor tem ligação com problemas que envolvem o indivíduo em sua totalidade. Distúrbios psicomotores e afetivos estão, intimamente, associados, razão porque o diagnóstico não é facil de ser feito. Os sintomas mais comuns desse distúrbio estão associados à área do ritmo, da atenção, do comportamento, esquema corporal, orientação espacial e temporal, lateralidade e maruração (retardos).
Esses distúrbios podem ser classificados em quatro grupos, segundo Grünspun (apud JOSÉ & COELHO, 2002, p. 111):
1. INSTABILIDADE PSICOMOTORA – É o tipo mais complexo e causa uma série de transtornos pelas reações que o portador apresenta, com o predomínio de uma atividade muscular contínua e incessante. Essas crianças revelam instabilidade emocional e intelectual; falta de atenção e concentração; atividade muscular contínua (não terminam tarefas iniciadas); falta de coordenação geral e coordenação motora fina; hiperatividade e equilíbrio prejudicado; deficiência na formulação de conceitos e no processo de percepção ( discriminação de tamanho, figura-fundo, orientação espaço-temporal); alteração da palavra e da comunicação (atraso na linguagem e distúrbios da palavra); alterações emocionais ( são impulsivas, explosivas, sensíveis, frustram-se com facilidade, destruidoras); alterações do sono ( terror noturno, movimentos enquanto dormem); alterações no processo do pensamento abstrato; dificuldades de escolaridade ( leitura, escrita, aritmética, lentidão nas tarefas, dificuldade de copiar da lousa, entre outras manifestações.
2. DEBILIDADE PSICOMOTORA – Caracterizada por PARATONIA: Limitação nas quatro extremidades do corpo (ou apenas em duas) – “deselegância” ao correr – limitações e rigidez nas mãos e nas pernas; e SINCINESIA – Participação de músculos em movimentos aos quais eles não são necessários – descontinuidade de gestos; imprecisão nos movimentos dos braços e das pernas; dificuldade de realizar os movimentos finos dos dedos…
3. INIBIÇÃO PSICOMOTORA – Além das características da DEBILIDADE PSICOMOTORA, neste caso a ansiedade é presença constante – a criança apresenta sobrancelha franzida; cabeça baixa; problemas de coordenação motora; distúrbios de conduta, dentre outros.
4. LATERALIDADE CRUZADA – Amaioria dos autores acredita que existe no cérebro um hemisfério predominanteresponsável pela lateralidade do indivíduo – desta maneira, de acordo com a ordem enviada pelo cérebro dominante, teremos o destro ou o canhoto. No entanto, segundo José & Coelho (2002, p. 114), além da dominância da mão, existe também a do pé, do olho, do ouvido. QUANDO ESSAS DOMINÂNCIAS NÃO SE APRESENTAM DO MESMO LADO DIZ-SE QUE O INDIVÍDUO TEM LATERALIDADE CRUZADA – os distúrbios psicomotores são evidentes e resultam em deformação do esquema corporal. São algumas as formas mais comuns desse distúrbio: mão direita dominante X olho esquerdo dominante; mão direita dominante X pé esquerdo dominante e o inverso. Geralmente essas crianças apresentam alto índice de fadiga; quedas freqüentes; coordenação pobre; atenção instável; problemas de linguagem (dislalias, lingua enrolada…).
5. IMPERÍCIAS – É um distúrbio de menor gravidade, a criança apresenta inteligência normal, apesar de uma certa frustração pela dificuldade de realizar certas tarefas que exijam apurada habilidade manual. Apresentam dificuldades na coordenação motora fina; quebra constante de objetos; letra irregular; movimentos rígidos; alto índice de fadiga
me ajuda o que faço com minha sobrinha acho que ela tem tdah como comprovar com certeza tenho mesmo que levá -la ao médico ...... obrigada segue o meu e-mail
ResponderExcluirdaya.cat.sc@hotmail.com
O TDAH so pode ser confirmado a partir dos 5 anos de idade, antes disso o médico só poderá dizer se há possibilidade de desenvolver esse quadro...
ExcluirO melhor jeito de confirmar é sem duvida consultando o médico ou pediatra dela!
O TDAH so pode ser confirmado a partir dos 5 anos de idade, antes disso o médico só poderá dizer se há possibilidade de desenvolver esse quadro...
ExcluirO melhor jeito de confirmar é sem duvida consultando o médico ou pediatra dela!
Parabéns pelo blog, sou Valeria psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br e lhe proponho uma parceria na divulgação do meu site e do seu blog.Meu e-mail cursos@psicopedagogavaleria.com.br]]
ResponderExcluirAbraços
Valeria
parabéns, seu trabalho é otímo e bem intessante...
ResponderExcluirPreciso de ajuda! NUNCA Senti vontade de dançar, desde criança, na escolinha, a professora mandava dançar, levantar as mãos, fazer dança dos dedinhos, mas eu sempre odiei e acho um saco, algo muito desagradável, muito incômodo fazer isso, não sinto vontade, já cheguei a tentar dançar, mas não consigo, me sinto muito incomodado, é agonizante, eu até sinto uma adrenalina, uma vontade de ser normal e dançar como todo mundo, mas simplesmente não consigo, não é timidez, eu acho inútil e ruim, ficar fazendo os movimentos, acho patético. O que há de errado comigo?
ResponderExcluirInformações muito preciosas!
ResponderExcluirIniciei a Pós graduação agora e pretendo falar sobre a deficiência psicomotora em meu artigo científico. Quero dissertar a respeito dos benefício da dança e a socialização dessas pessoas por meio da mesma. Vcs indicariam algum material? Local de pesquisa? Por favor me ajudem. Grata!
Andréa Lopes