terça-feira, 13 de março de 2012

A IMPORTÂNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA EDUCAÇÃO Fga Vera Lucia de Siqueira Mietto CFFª 3026


Os avanços e descobertas na área da neurociência ligada ao processo de 
aprendizagem é sem duvida, uma revolução para o meio educacional. A 
Neurociência da aprendizagem, em termos gerais, é o estudo de como o cérebro 
aprende. É o entendimento de como as redes neurais  são estabelecidas no 
momento da aprendizagem, bem como de que maneira os estímulos chegam ao 
cérebro, da forma como as memórias se consolidam, e de como temos acesso a 
essas informações armazenadas.  
Quando falamos em educação e aprendizagem, estamos  falando em 
processos neurais, redes que se estabelecem, neurônios que se ligam e fazem 
novas sinapses. E o que entendemos por aprendizagem? Aprendizagem, nada mais 
é do que esse maravilhoso e complexo processo pelo  qual o cérebro reage aos 
estímulos do ambiente, ativa essas sinapses (ligações entre os neurônios por onde 
passam os estímulos), tornado-as mais “intensas”. A cada estimulo novo, a cada 
repetição de um comportamento que queremos que seja consolidado temos circuitos 
que processam as informações, que deverão ser então consolidadas. 
A neurociência nos vem descortinar o que antes desconhecíamos sobre o 
momento da aprendizagem. O cérebro, esse órgão fantástico e misterioso, é 
matricial nesse processo do aprender. Suas regiões, lobos, sulcos, reentrâncias tem 
sua função e real importância num trabalho em conjunto, onde cada um precisa e 
interage com o outro. Mais qual o papel e função de cada região cerebral? Aonde o 
aprender tem realmente a sua sede e necessita ser estimulada adequadamente?  
Conhecer o papel do hipocampo na consolidação de nossas memórias, a 
importância do sistema límbico, responsável pelas nossas emoções, desvendar os 
mistérios que envolvem a região frontal, sede da cognição, linguagem e escrita, 
poder entender os mecanismos atencionais e comportamentais de nossas crianças 
com TDAH, as funções executivas e o sistema de comando inibitório do lobo pré-frontal é hoje fundamental na educação assim como compreender as vias e rotas 
que norteiam a leitura e escrita (regidas inicialmente pela região visual mais 
especifica (parietal), que reconhece as formas visuais das letras e depois acessando 
outras áreas para que a codificação e decodificação dos sons sejam efetivas. Como 
não penetrar nos mistérios da região temporal relacionado á percepção e 
identificações dos sons onde os reconhece por completo? (área temporal verbal que 
produz os sons para que possamos fonar as letras).  Não esquecendo a região 
occipital que tem como uma de suas funções coordenar e reconhecer os objetos 
assim como o reconhecimento da palavra escrita. Assim, cada órgão se conecta e 
se interliga nesse trabalho onde cada estrutura com seus neurônios específicos e 
especializados desempenham um papel importantíssimo nesse aprender. 
Podemos compreender, desta forma que o uso de estratégias adequadas em 
um processo de ensino dinâmico e prazeroso provocará consequentemente, 
alterações na quantidade e qualidade destas conexões sinápticas, afetando assim o 
funcionamento cerebral, de forma positiva e permanente, com resultados 
extremamente satisfatórios. . 
Estudos na área neurocientífica, centrados no manejo do aluno em sala de 
aula vem nos esclarecer que a aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas 
funcionam de forma inter relacionada. Assim, podemos entender, por exemplo, como 
é valioso aliar a musica e os jogos em atividades escolares, pois há a possibilidade 
de se trabalhar simultaneamente mais de um sistema: o auditivo, o visual e até 
mesmo o sistema tátil (a música possibilitando dramatizações).  
Os games (adorados pelas crianças e adolescentes) ainda em discussão no 
âmbito acadêmico são fantásticos na sua forma de manter nossos alunos plugados 
e podem ser mais uma ferramenta facilitadora, pois possibilita estimular o raciocínio 
lógico, a atenção, a concentração, os conceitos matemáticos e através de 
cruzadinhas e caça-palavras interativos, desenvolver a ortografia de forma 
desafiadora e prazerosa para os alunos. Vários sites na internet nos disponibilizam 
esses jogos. 

Desta forma, o grande desafio dos educadores é viabilizar uma aula que 
'facilite' esse disparo neural, as sinapses e o funcionamento desses sistemas, sem 
que necessariamente o professor tenha que saber se a melhor forma de seu aluno 
lidar com os objetos externos é: auditiva, visual ou tátil. Quando ciente da 
modalidade de aprendizagem do seu aluno, (e isso não está longe de termos na 
formação de nossos educadores) o professor saberá quais estratégias mais 
adequadas utilizar e certamente fará uso desse grande e inigualável meio facilitador 
no processo ensino – aprendizagem. 
Outra grande descoberta das neurociências é que através de atividades 
prazerosas e desafiadoras o “disparo” entre as células neurais acontece mais 
facilmente: as sinapses se fortalecem e redes neurais se estabelecem com mais 
facilidade.  
Mas como desencadear isso em sala de aula? Como o professor pode ajudar 
nesse “fortalecimento neural”?Todo ensino desafiador ministrado de forma lúdica 
tem esse efeito: aulas dinâmicas, divertidas, ricas em conteúdo visual e concreto, 
onde o aluno não é um mero observador, passivo e distante, mas sim, participante, 
questionador e ativo nessa construção do seu próprio saber, o deixam “literalmente 
ligado”, plugado, antenado.  
O conteúdo antes desestimulante e repetitivo para o aluno e professor ganha 
uma nova roupagem: agora propicia novas descobertas, novos saberes, é dinâmico 
e flexível, plugado em uma era informatizada aonde  a cada momento novas 
informações chegam ao mundo desse aluno. Professor  e aluno interagem 
ativamente, criam, viabilizam possibilidades e meios de fazer esse saber, 
construindo juntos a aprendizagem. 
Uma aula enriquecida com esses pré- requisitos é mágica, envolvente e 
dinâmica. É saber fazer uso de uma estratégia assertiva onde conhecimentos 
neurocientíficos e educação caminham lado a lado. Mas como isso é possível? O 
que fazer em sala de aula? A seguir veremos algumas sugestões que podem ser 
adotadas: 

1- Estabeleça regras para que haja um convívio harmonioso de todos em sala de 
aula, fazendo com que os alunos sejam responsáveis pela organização, limpeza 
e utilização dos materiais. Opinando e criando as regras e normas adotadas, 
eles se sentirão responsáveis pela sala de aula 
2- Faça uso de materiais diversificados que explorem todos os sentidos. Visual: 
mural, cartazes coloridos, filmes, livros, filmes educativos; Tátil: material 
concreto e objetos de sucata planejados. Há uma riqueza de sites na internet 
que nos disponibilizam atividades muito ricas e prazerosas. A criatividade aflora 
e a aula se torna muito divertida; Auditivo: música e bandinhas feitas com 
material de sucata, sempre com o conteúdo inserida  nelas. A criação de 
musicas sobre conteúdos é uma forma divertida de aprender. Talentos 
apareceram em sala de aula. E quem não gosta de cantar? A aula fica muito rica 
e prazerosa!  
3- Reserve um lugar com almofadas e tapete, para momentos de descanso e 
reflexão. O “cantinho da leitura” é fundamental na sala de aula na ausência de 
uma biblioteca. Relaxar após o trabalho prazeroso significa dar tempo para o 
cérebro escanear todo o conteúdo que vai ser assimilado, ativar o hipocampo 
(região responsável pelas memórias) e consolidar o que se aprendeu. 
4- Estabeleça rotinas onde possam realizar trabalhos individuais, em dupla e em 
grupo. (rotinas estabelecidas reforçam comportamentos assertivos e 
organização. Crianças com TDAH, que apresentam mal  funcionamento das 
funções executivas se beneficiam com rotinas e regras pré estabelecidas). O 
trabalho em equipe é extremamente prazeroso, ativa  as regiões límbicas 
(responsáveis pelas emoções) e como sabemos que o aprender está ligado à 
emoção, a consolidação do conteúdo se faz de maneira mais efetiva. 
(hipocampo) 
5- Trabalhar o mesmo conteúdo de varias formas possibilita aos alunos “mais 
lentos” oportunidades de vivenciarem a aprendizagem de acordo com suas 
possibilidades neurais. Dê aos mais rápidos, atividades que reforcem ainda mais 
esse conteúdo, que os mantenham atentos e concentrados, para que os mais 
lentos não sejam prejudicados com conversas e agitação dos mais rápidos. 

6-  A flexibilidade em sala de aula permite uma aprendizagem mais dinâmica e 
melhor percebida por todos os alunos. O professor que ministra bem os conflitos 
em ala de aula, que tem “jogo de cintura” e apresenta o conteúdo com prazer 
mantém seus alunos “plugados” na sala de aula. 
Desta forma, sabedores deste mecanismo neural que impulsiona a 
aprendizagem, das estratégias facilitadoras que estimulam as sinapses e 
consolidam o conhecimento, dessa magia onde cada estrutura cerebral se interliga 
para que todos os canais sejam ativados. Assim, como numa orquestra 
afinadíssima, onde a melodia sai perfeita, estar de posse desses importantes 
conhecimentos e descobertas será como reger uma orquestra onde o maestro 
saberá o quão precisamente estão afinados seus instrumentos e como poderá tirar 
deles melodias harmoniosas e suaves! 
A neurociência se constitui assim em atual e uma grande aliada do professor 
para poder identificar o individuo como ser único, pensante, atuante, que aprende de 
uma maneira toda sua, única e especial. Desvendando os mistérios que envolvem o 
cérebro na hora da aprendizagem, a neurociências disponibiliza, ao moderno 
professor (neuroeducador), impressionantes e sólidos conhecimentos sobre como se 
processam a linguagem, a memória, o esquecimento, o humor, o sono, a atenção, o 
medo, como incorporamos o conhecimento, o desenvolvimento infantil, as nuances 
do desenvolvimento cerebral desta infância e os processos que estão envolvidos na 
aprendizagem acadêmica.  Logo, um vasto campo de preciosas informações 
relacionadas ao aluno e ao processo de absorção da  aprendizagem a ele 
proporcionada. Tomarmos posse desses novos e fascinantes conhecimentos é 
imprescindível e de fundamental importância para uma pedagogia moderna, ativa, 
contemporânea, que se mostre atuante e voltada às exigências do aprendizado em 
nosso mundo globalizado, veloz, complexo e cada vez mais exigente.  
Conceitos como neurônios, sinapses, sistemas atencionais, (que viabilizam o 
gerenciamento da aprendizagem), mecanismos mnemônicos (fundamentais para o 
entendimento da consolidação das memórias), neurônios espelho, que possibilitam a 
espécie humana progressos na comunicação, compreensão e no aprendizado e plasticidade cerebral, ou seja, o conhecimento de que o cérebro continua a 
desenvolver-se, a aprender e a mudar não mais estarão sendo discutidos apenas 
por neurocientistas, como até então imaginávamos.  Estarão agora, na verdade, em 
sala de aula, no dia a dia do educador, pois uma nova visão de aprendizagem está a 
se delinear. O fracasso e insucesso escolar têm hoje um novo olhar, já que uma 
nova e fascinante gama de informações e conhecimentos está á disposição do 
educador moderno. 
Graças á neurociência da aprendizagem, os transtornos comportamentais e da 
aprendizagem passaram a ser mais facilmente compreendidos pelos educadores, 
que aliados á neurociência tem subsídios para a elaboração de estratégias mais 
adequadas a cada caso. Um professor qualificado e capacitado, um método de 
ensino adequado e uma família facilitadora dessa aprendizagem são fatores 
fundamentais para que todo esse conhecimento que a  neurociências nos viabiliza 
seja efetivo, interagindo com as características do cérebro de nosso aluno. Esta 
nova base de conhecimentos habilita o educador a ampliar ainda mais as suas 
atividades educacionais, abrindo uma nova estrada no campo do aprendizado e da 
transmissão do saber. 





4 comentários:

  1. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Lucas

    ResponderExcluir
  2. Olá Danielle! Passei para dar uma olhadinha. Estou te seguindo e levando teu link. Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  3. Oi danielle, gostei muito do seu blog, suas postagens são riquíssimas em conhecimentos, já estou seguindo e convido você a fazer uma visita ao meu se gostar participe, será um prazer, Abraços uma noite abençoada.

    ResponderExcluir
  4. ola tudo bem amei seu blog e estou te seguindo para nao perder nadinha do seu cantinho..bjocas

    ResponderExcluir