quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caracterizando os distúrbios de aprendizagem propriamente ditos


Definir, de fato, o que corresponde a tal classe de problemas não é uma 
tarefa fácil conforme podemos verificar pela  definição do próprio National Joint 
Comittee of Learning Disabilities   (1980) segundo o qual o Distúrbio de 
Aprendizagem corresponde a “um termo genérico que se refere a um grupo 
heterogêneo de transtornos que se manifesta por dificuldades significativas na 
aquisição e uso de habilidades para ouvir, falar, ler, escrever e realizar cálculos 
matemáticos. Embora o distúrbio de aprendizagem possa ocorrer 
concomitantemente com outras condições  deficitárias (como distúrbios sensoriais, 
deficiência mental, distúrbios sociais e emocionais), ou influências ambientais 
(diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada), não é resultado direto 
de tais condições ou influências.”  Presume-se que tais transtornos são devidos a 
uma disfunção do sistema nervoso central resultando de fatores como diferenças 
anatômicas, genéticas, atraso neuromaturacional, desequilíbrio neuroquímico ou 
metabólico e severa deficiência nutricional (HARRIS e HODGES, 1995) 
Neste sentido, de acordo com Gonçalves (2003), a aplicação do modelo 
neuropsicológico aos distúrbios de aprendizagem considera que eles constituem a 
expressão de uma disfunção cerebral específica, causada por fatores genéticos ou 
ambientais que alteram o neurodesenvolvimento. Relata, ainda, cinco sistemas 
funcionais relacionados com funções cognitivas, conforme descreve Pennington 
(1991, apud GONÇALVES, 2003): 

1. Região perisilviana esquerda: responsável por funções ligadas ao 
processamento fonológico, sendo que sua disfunção ocasionará transtornos 
disléxicos.


2. Area do hipocampo e amígdalas de ambos os hemisférios: mantem relação 
com a memória de longo prazo levando a transtornos mnésicos no caso de 
alterações.  

3. Região posterior do hemisfério cerebral direito: desempenha uma função 
cognitiva espacial. Alterações desta área levam à síndrome de disfunção 
hemisférica direita, com sintomas de  déficit visuo-espacial, discalculia e 
disgrafia. 

4. Região anterior do hemisfério cerebral direito: a região do sistema límbico e 
a região órbito-frontal do hemisfério  direito têm função cognitiva social. 
Disfunções nesta área produzem alterações comportamentais de gravidade 
variada e com expressão mais grave nos quadros autísticos. 

5. Lobo pré-frontal: desempenha função de planejamento e execução motora. 
As alterações desta área produzem a síndrome disexecutiva com prejuízo 
da atenção e da iniciativa, déficits nos processos de planejamento e 
antecipação, assim como dificuldades nas abstrações . 

Por outro lado, deve ser apontado que, conforme Ciasca (2003), as 
dificuldades relativas ao aprendizado escolar podem atingir de 5 a 20% da 
população escolar, em países desenvolvidos. Entretanto, somente 7% teriam 
algum tipo de disfunção neurológica, sendo 5% com sinais neurológicos leves e 
2% com disfunções graves.  
Considerando-se o DSM-IV, Manual  Diagnóstico e Estatístico de 
Transtornos Mentais (APA, 1994), vemos que os transtornos de aprendizagem são 
definidos como “Transtornos das Habilidades Escolares” e incluem os Transtornos 
de Leitura, Transtornos da Matemática, Transtornos da Expressão Escrita e 
Transtornos da Aprendizagem sem outra Especificação. 
Ainda, segundo o DSM-IV (APA, 1994), os “Transtornos de Aprendizagem 
sem outra Especificação” dizem respeito aos “Transtornos de Aprendizagem que 
não satisfazem os critérios para qualquer Transtorno da Aprendizagem Específico, 
podendo incluir problemas em todas as três áreas (leitura, matemática, expressão 
escrita) que, juntos, interferem significativamente no rendimento escolar, embora o 
desempenho nos testes que medem cada habilidade isoladamente não esteja
acentuadamente abaixo do nível esperado,  considerando a idade cronológica, a 
inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo.”  
De acordo com o CID-10 (1999), os  distúrbios de aprendizagem são 
definidos com “Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades 
Escolares”, sendo que correspondem a  “Transtornos nos quais as modalidades 
habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do 
desenvolvimento. O comprometimento não é somente a conseqüência da falta de 
oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um 
traumatismo ou doença cerebrais.”  Aponta os seguintes problemas nesta 
categoria: Transtorno Específico de Leitura (Dislexia); Transtorno Específico de 
Soletração; Transtorno Específico da Habilidade em Aritmética; Transtorno Misto 
de Habilidades Escolares; Outros Transtornos do Desenvolvimento das 
Habilidades Escolares e o Transtorno não Especificado do Desenvolvimento das 
Habilidades Escolares. 
 Consultando o site www.schwablearning.org mantido por Charles and Helen 
Schwab Foundation (http://www.schwablearning.org/articles.asp?r=25&g=1), 
organização voltada para a orientação  e ajuda de pessoas que apresentam 
distúrbios de aprendizagem, encontramos os seguintes dados que, no geral, vão 
de encontro às definições anteriores:  

O que é um Distúrbio de Aprendizagem? (Learning Disability)  
O Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência 
média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e que 
se mantém por toda a vida. Isto prejudica a habilidade para aprender habilidades 
básicas em leitura, escrita ou matemática. A Coordinated Campaign for Learning 
Disabilities (CCLD), uma coalizão de organizações nacionais ligadas aos distúrbios 
de aprendizagem, define-os como “uma desordem neurobiológica na qual o 
cérebro da pessoa trabalha ou é estruturado de uma maneira diferente.” 

O que o Distúrbio de Aprendizagem não é


•  Déficit de atenção, tal como o Transtorno do Déficit de 
Atenção/Hiperatividade (TDAH). Distúrbios de aprendizagem e TDAH 
freqüentemente ocorrem ao mesmo tempo, mas não são a mesma coisa.  
•  Distúrbio de aprendizagem não é a mesma coisa que deficiência ou retardo 
mental, autismo, deficiência auditiva ou visual, deficiência física, distúrbio 
emocional ou o processo normal de aquisição de uma segunda língua.  
•  Distúrbios de aprendizagem não são causados por falta de oportunidade 
educacional como trocas freqüentes de escolas, por faltas constantes às 
aulas ou falhas no ensino das habilidades básicas. 
Quais as manifestações? 
Muitas vezes os transtornos de aprendizagem estão acompanhados de falta de 
motivação, imaturidade e problemas comportamentais. Porém, caso a criança 
apresente dificuldades significativas e mais duráveis em termos das habilidades 
básicas de leitura, escrita e aritmética, o problema deve ser um distúrbio de 
aprendizagem.  
Algumas características:  
Fase pré-escolar 
•  Começa a falar mais tarde do que a maioria das crianças 
•  Tem dificuldades para encontrar as palavras apropriadas em situação de 
conversação 
•  Tem dificuldades para nomear rapidamente palavras de uma determinada 
categoria 
•  Apresenta dificuldades com rimas 
•  Tem problemas para aprender o alfabeto, dias da semana, cores, forma e 
números 
•  É extremamente agitada e facilmente se distrai 
•  Dificuldades para seguir ordens e rotinas
Fase escolar inicial 
•  Demora para aprender as relações entre letras e sons  
•  Dificuldades para sintetizar os sons e formar palavras

•  Faz erros consistentes de leitura e de ortografia  
•  Dificuldades para relembrar seqüências e para dizer as horas  
•  Lentidão para aprender novas habilidades  
•  Dificuldades em termos de planejamento   
Fase escolar – séries mais avançadas
•  Lentidão para aprender prefixos, sufixos, rota lexical e outras estratégias de 
leitura 
•  Evita leitura em voz alta   
•  Dificuldades com os enunciados de problemas em matemática  
•  Soletra a mesma palavra de modos diferentes  
•  Evita tarefas envolvendo leitura e escrita  
•  Dificuldades para lembrar ou compreender o que foi lido  
•  Trabalha lentamente 
•  Dificuldades para compreender  e/ou generalizar conceitos  
•  Confusões em termos de endereços e informações 




2 comentários:

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    Abraços uma linda noite.

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  2. Oi Danielle, passei para te deixar um abraço e desejar uma semana abençoada. Bjuss uma linda noite.

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