Definir, de fato, o que corresponde a tal classe de problemas não é uma
tarefa fácil conforme podemos verificar pela definição do próprio National Joint
Comittee of Learning Disabilities (1980) segundo o qual o Distúrbio de
Aprendizagem corresponde a “um termo genérico que se refere a um grupo
heterogêneo de transtornos que se manifesta por dificuldades significativas na
aquisição e uso de habilidades para ouvir, falar, ler, escrever e realizar cálculos
matemáticos. Embora o distúrbio de aprendizagem possa ocorrer
concomitantemente com outras condições deficitárias (como distúrbios sensoriais,
deficiência mental, distúrbios sociais e emocionais), ou influências ambientais
(diferenças culturais, instrução insuficiente ou inapropriada), não é resultado direto
de tais condições ou influências.” Presume-se que tais transtornos são devidos a
uma disfunção do sistema nervoso central resultando de fatores como diferenças
anatômicas, genéticas, atraso neuromaturacional, desequilíbrio neuroquímico ou
metabólico e severa deficiência nutricional (HARRIS e HODGES, 1995)
Neste sentido, de acordo com Gonçalves (2003), a aplicação do modelo
neuropsicológico aos distúrbios de aprendizagem considera que eles constituem a
expressão de uma disfunção cerebral específica, causada por fatores genéticos ou
ambientais que alteram o neurodesenvolvimento. Relata, ainda, cinco sistemas
funcionais relacionados com funções cognitivas, conforme descreve Pennington
(1991, apud GONÇALVES, 2003):
1. Região perisilviana esquerda: responsável por funções ligadas ao
processamento fonológico, sendo que sua disfunção ocasionará transtornos
disléxicos.
2. Area do hipocampo e amígdalas de ambos os hemisférios: mantem relação
com a memória de longo prazo levando a transtornos mnésicos no caso de
alterações.
3. Região posterior do hemisfério cerebral direito: desempenha uma função
cognitiva espacial. Alterações desta área levam à síndrome de disfunção
hemisférica direita, com sintomas de déficit visuo-espacial, discalculia e
disgrafia.
4. Região anterior do hemisfério cerebral direito: a região do sistema límbico e
a região órbito-frontal do hemisfério direito têm função cognitiva social.
Disfunções nesta área produzem alterações comportamentais de gravidade
variada e com expressão mais grave nos quadros autísticos.
5. Lobo pré-frontal: desempenha função de planejamento e execução motora.
As alterações desta área produzem a síndrome disexecutiva com prejuízo
da atenção e da iniciativa, déficits nos processos de planejamento e
antecipação, assim como dificuldades nas abstrações .
Por outro lado, deve ser apontado que, conforme Ciasca (2003), as
dificuldades relativas ao aprendizado escolar podem atingir de 5 a 20% da
população escolar, em países desenvolvidos. Entretanto, somente 7% teriam
algum tipo de disfunção neurológica, sendo 5% com sinais neurológicos leves e
2% com disfunções graves.
Considerando-se o DSM-IV, Manual Diagnóstico e Estatístico de
Transtornos Mentais (APA, 1994), vemos que os transtornos de aprendizagem são
definidos como “Transtornos das Habilidades Escolares” e incluem os Transtornos
de Leitura, Transtornos da Matemática, Transtornos da Expressão Escrita e
Transtornos da Aprendizagem sem outra Especificação.
Ainda, segundo o DSM-IV (APA, 1994), os “Transtornos de Aprendizagem
sem outra Especificação” dizem respeito aos “Transtornos de Aprendizagem que
não satisfazem os critérios para qualquer Transtorno da Aprendizagem Específico,
podendo incluir problemas em todas as três áreas (leitura, matemática, expressão
escrita) que, juntos, interferem significativamente no rendimento escolar, embora o
desempenho nos testes que medem cada habilidade isoladamente não esteja
acentuadamente abaixo do nível esperado, considerando a idade cronológica, a
inteligência medida e a escolaridade apropriada à idade do indivíduo.”
De acordo com o CID-10 (1999), os distúrbios de aprendizagem são
definidos com “Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades
Escolares”, sendo que correspondem a “Transtornos nos quais as modalidades
habituais de aprendizado estão alteradas desde as primeiras etapas do
desenvolvimento. O comprometimento não é somente a conseqüência da falta de
oportunidade de aprendizagem ou de um retardo mental, e ele não é devido a um
traumatismo ou doença cerebrais.” Aponta os seguintes problemas nesta
categoria: Transtorno Específico de Leitura (Dislexia); Transtorno Específico de
Soletração; Transtorno Específico da Habilidade em Aritmética; Transtorno Misto
de Habilidades Escolares; Outros Transtornos do Desenvolvimento das
Habilidades Escolares e o Transtorno não Especificado do Desenvolvimento das
Habilidades Escolares.
Consultando o site www.schwablearning.org mantido por Charles and Helen
Schwab Foundation (http://www.schwablearning.org/articles.asp?r=25&g=1),
organização voltada para a orientação e ajuda de pessoas que apresentam
distúrbios de aprendizagem, encontramos os seguintes dados que, no geral, vão
de encontro às definições anteriores:
O que é um Distúrbio de Aprendizagem? (Learning Disability)
O Distúrbio de Aprendizagem afeta o modo pelo qual crianças com inteligência
média, ou acima da média, recebem, processam ou expressam informações e que
se mantém por toda a vida. Isto prejudica a habilidade para aprender habilidades
básicas em leitura, escrita ou matemática. A Coordinated Campaign for Learning
Disabilities (CCLD), uma coalizão de organizações nacionais ligadas aos distúrbios
de aprendizagem, define-os como “uma desordem neurobiológica na qual o
cérebro da pessoa trabalha ou é estruturado de uma maneira diferente.”
O que o Distúrbio de Aprendizagem não é
• Déficit de atenção, tal como o Transtorno do Déficit de
Atenção/Hiperatividade (TDAH). Distúrbios de aprendizagem e TDAH
freqüentemente ocorrem ao mesmo tempo, mas não são a mesma coisa.
• Distúrbio de aprendizagem não é a mesma coisa que deficiência ou retardo
mental, autismo, deficiência auditiva ou visual, deficiência física, distúrbio
emocional ou o processo normal de aquisição de uma segunda língua.
• Distúrbios de aprendizagem não são causados por falta de oportunidade
educacional como trocas freqüentes de escolas, por faltas constantes às
aulas ou falhas no ensino das habilidades básicas.
Quais as manifestações?
Muitas vezes os transtornos de aprendizagem estão acompanhados de falta de
motivação, imaturidade e problemas comportamentais. Porém, caso a criança
apresente dificuldades significativas e mais duráveis em termos das habilidades
básicas de leitura, escrita e aritmética, o problema deve ser um distúrbio de
aprendizagem.
Algumas características:
Fase pré-escolar
• Começa a falar mais tarde do que a maioria das crianças
• Tem dificuldades para encontrar as palavras apropriadas em situação de
conversação
• Tem dificuldades para nomear rapidamente palavras de uma determinada
categoria
• Apresenta dificuldades com rimas
• Tem problemas para aprender o alfabeto, dias da semana, cores, forma e
números
• É extremamente agitada e facilmente se distrai
• Dificuldades para seguir ordens e rotinas
Fase escolar inicial
• Demora para aprender as relações entre letras e sons
• Dificuldades para sintetizar os sons e formar palavras
• Faz erros consistentes de leitura e de ortografia
• Dificuldades para relembrar seqüências e para dizer as horas
• Lentidão para aprender novas habilidades
• Dificuldades em termos de planejamento
Fase escolar – séries mais avançadas
• Lentidão para aprender prefixos, sufixos, rota lexical e outras estratégias de
leitura
• Evita leitura em voz alta
• Dificuldades com os enunciados de problemas em matemática
• Soletra a mesma palavra de modos diferentes
• Evita tarefas envolvendo leitura e escrita
• Dificuldades para lembrar ou compreender o que foi lido
• Trabalha lentamente
• Dificuldades para compreender e/ou generalizar conceitos
• Confusões em termos de endereços e informações
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Como todo o sorteio, tem regrinhas, passa lá e aproveite para participar , estamos lhe esperando com carinho. Página Marcadores Título: PRIMEIRO SORTEIO NO BLOG
PROFESSORA LOURDES DUARTE professoralourdesduate.blogsport.com
ADRIANA DUARTE SENTIMENTOS VIVOS Ad.brenda@hotmail.com
Abraços uma linda noite.
Oi Danielle, passei para te deixar um abraço e desejar uma semana abençoada. Bjuss uma linda noite.
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