segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CONHEÇA OS TIPOS DE TDAH


TDAH - Tipo Desatento
·
Desvia facilmente a atenção do que está fazendo e comete erros por prestar pouca atenção a detalhes. Muitas vezes distrai-se com seus próprios devaneios ou então um simples estímulo externo tira a pessoa do que está fazendo. 
·
Dificuldade de concentração em palestras, aulas, leitura de livros... (dificilmente termina um livro, a não ser que o interesse muito). 
·
Às vezes parece não ouvir quando o chamam (muitas vezes é interpretado como egoísta, desinteressado...) 
·
Durante uma conversa pode distrair-se e prestar atenção em outras coisas, principalmente quando está em grupos. Às vezes capta apenas partes do assunto; outras, enquanto “ouve” já está pensando em outra coisa e interrompe a fala do outro. 
·
Relutância em iniciar tarefas que exijam longo esforço mental.
·
Dificuldade em seguir instruções, em iniciar, completar e só então, mudar de tarefa (muitas vezes é visto como irresponsável). 
·
Dificuldade em organizar-se com objetos (mesa, gavetas, arquivos, papéis...) e com o planejamento do tempo (costuma achar que é 10 e que o dia tem 48h). 
·
Problemas de memória a curto prazo: perde ou esquece objetos, nomes, prazos, datas... Durante uma fala, pode ocorrer um “branco” e a pessoa esquecer o que ia dizer.

TDAH - Tipo Hiperativo-Impulsivo
·
Inquietação – mexer as mãos e/ou pés quando sentado, musculatura tensa, com dificuldade em ficar parado num lugar por muito tempo. Costuma ser o “dono” do controle remoto. 
·
Faz várias coisas ao mesmo tempo, está sempre a mil por hora, em busca de novidades, de estímulos fortes. Detesta o tédio. 
·
Consegue ler, assistir televisão e ouvir música ao mesmo tempo. Muitas vezes é visto como imaturo, insaciável. 
·
Pode falar, comer, comprar,... compulsivamente e/ou sobrecarregar-se no trabalho. Muitos acabam estressados, ansiosos e impacientes: são os workaholics. 
·
Tendência ao vício: álcool, drogas, jogos, Internet e salas de bate papo... 
·
Interrompe a fala do(s) outro(s); sua impaciência faz com que responda perguntas antes mesmo de serem concluídas. 
·
Costuma ser prolixo ao falar, perde sua objetividade em mil detalhes, sem perceber como se comunica. No entanto, não tem a menor paciência em ouvir alguém como ele, sem dar-se conta que é igual. 
·
Baixo nível de tolerância: não sabe lidar com frustrações, com erros (nem os seus, nem dos outros). Muitas vezes sente raiva e se recolhe. 
·
Impaciência: não suporta esperar ou aguardar por algo: filas, telefonemas, atendimento em lojas, restaurantes..., quer tudo para “ontem”. 
·
Instabilidade de humor: ora está ótimo, ora está péssimo, sem que precise de motivo sério para isso. Os fatores podem ser externos ou internos, uma vez que costuma estar em eterno conflito. 
·
Dificuldade em expressar-se: muitas vezes as palavras e a fala não acompanham a velocidade da sua mente. Muitos quando estão em grupo, falam sem parar sem se dar conta que outras pessoas gostariam de emitir opiniões, fazer colocações e o que deveria ser um diálogo, transforma-se num monólogo que só interessa a quem está falando.


Características do Tipo Combinado































































·























































Apresenta as características combinadas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.


Um comentário:

  1. Oi Danielle, tudo bem?
    Adorei o seu blog!
    Tenho um aluno com Macrocrania, acho sempre ele disperso, sem concentração nenhuma, sei que uma coisa leva a outra... convoquei os pais várias vezes e nunca tive atenção, apenas de que tenho que ter paciência, dar tempo ao tempo.
    Penso que, se não cuidar agora futuramente os problemas se agravam e fica cada vez mais difícil para a criança.
    Bom, estou seguindo você:)
    Quando puder, faça-me uma visita também.

    Tenha uma ótima semana.
    Adriane Lima
    www.educacaocaminhando.blogspot.com

    ResponderExcluir