sábado, 15 de outubro de 2011

BULLYING NA EDUCAÇÃO






Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um individuo, ou grupo contra outro(s) individuo(s), ou grupo(s), sem motivo claro.
A palavra “Bullying” é de origem inglesa.
No Brasil, a palavra “Bullying” é utilizada principalmente em relação aos atos agressivos entre alunos e/ou grupos de alunos nas escolas. Até pouco tempo, o que hoje reconhecemos como Bullying, era visto como fatos isolados, “briguinhas de criança”, e normalmente família e escola não tomavam atitude nenhuma a respeito.
Atualmente o Bullying é reconhecido como problema crônico nas escolas, e com consequências sérias, tanto para vitimas, quanto para agressores.
As formas de agressão entre alunos são as mais diversas, como empurrões, pontapés, insultos, espalhar histórias humilhantes, mentiras para implicar a vitima a situações vexatórias, inventar apelidos que ferem a dignidade, captar e difundir imagens (inclusive pela internet), ameaças (enviar mensagens, por exemplo), e a exclusão.
Entre os meninos, os tipos de vitimação são mais de cunho físico. Ainda que não efetivada a agressão, os agressores costumam ameaçar, meter medo em suas vitimas.
Já as meninas agressoras costumam espalhar rumores mentirosos, ou ameaçarem e espalharem segredos para causar mal estar.
As ameaças podem vir acompanhadas de extorsão, chantagem para obter dinheiro, sobretudo com alunos de 6º e 7º ano.
Tanto vitimas, quanto agressores podem sofrer consequências psicológicas desta situação de abuso, porém o que normalmente acontece, é que todas as atenções dos responsáveis (pais e professores) se voltem para o agressor, visto como um marginal em potencial, e a vitima é esquecida.
O Bullying atrapalha inclusive a aprendizagem, sendo que normalmente os agressores são as crianças com maior porcentagem de reprovação.
Os casos de agressão, que acontecem por um período maior devem ser encaminhadas para atendimento psicológico.


5 comentários:

  1. Danielle, amei achar o seu blog,é muito interessante falar sobre os assuntos de distúrbios de aprendizagem, pois profissionais da educação convivem com isso diariamente.
    Muito bom o seu blog.Já sou sua seguidora e levei seu link comigo. mil bjs
    hptt://orientarpedagogos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Danielle, adoro seu blog...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    Também estou criando um blog para divulgar todos os blogs educacionais de qualidade e vc faz parte dele.
    Seja seguidora, traga o selo de qualidade (pegar na aba faça parte vc também) e indique blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    Mil bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, acabei de te conhecer através do "DIVERSOS BLOGS EDUCACIONAIS" e passei prá te conhecer. Amei o blog. Passa lá no meu cantinho pra me conhecer tb. Um abraço, Jo.

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e muito bem elaborado, gostei e sigo, pedindo que me siga também

    Abraços,

    http://saborescorespontocom.blogspot.com.br/
    R&M

    ResponderExcluir
  5. Olá, adorei o seu blog Danielle e já sou seguidora! Visite o meu blog e siga também: http://peteducacaoufcg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir